?> https://www.maestrojoaquimpereira.com.br/?feed=xmlsitemap23
25 maio 2010

EXTRAÍDO DO SITE ELTHEATRO.COM

Notícias Seja o(a) 1º a Comentar

Joaquim Pereira é destaque no portal eltheatro, junto com outros 53 paraibanos ilustres.

Joaquim Pereira
*27-05-1910 – Caiçara – Paraíba
+29-03-1994 – Caiçara – Paraíba

Joaquim Pereira de Oliveira foi um compositor, músico e maestro brasileiro.

Desde cedo, se destacou por seu talento no clarinete, sendo nomeado aos dezenove anos de idade como sargento-mestre da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba. O maestro também foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica da Paraíba e dirigiu uma das mais famosas bandas de música do Exército brasileiro, a Banda da Academia Militar das Agulhas Negras no Rio de Janeiro.

Deixou mais de 300 composições de diversos estilos como dobrados, hinos, sacras, serenatas, valsas e ainda uma sinfonia. A composição mais conhecida do Maestro Joaquim Pereira é “Os Flagelados”. O maestro teve a sua vida e obra biografada no livro: “Joaquim Pereira, Maestro da Orquestra Sinfônica da Paraíba”, obra de autoria de seu genro, Pedro Manoel Macedo Marinho. Joaquim foi o único compositor brasileiro que teve um de suas composições executadas na estreia da Sinfônica da Paraíba. O seu mais famoso trabalho o dobrado “Os Flagelados” é executado em vários paises e foi composto, graças a sensibilidade do compositor, ao encontrar na capital da Paraíba, centenas de retirantes da seca, ocorrida no sertão no ano de 1930.

O nome do maestro Joaquim Pereira, se encontra perpetuado nos pavilhões de musica da Academia de Agulhas Negras, em Resende e no 1º Batalhão de Infantaria na Paraíba. O mesmo ainda foi lembrado com o seu nome na rodovia paraibana, que liga a cidade de Belém a Caiçara, numa rua no Bairro de Mangabeira em João Pessoa e numa praça também situada em importante avenida na Capital paraibana e ainda tem uma lei municipal, dando o seu nome a uma escola da edilidade pessoense, faltando apenas o cumprimento da citada lei pela Prefeitura.

Parte de sua obra foi gravada em dois CDs duplos, denominado “Joaquim Pereira Dobrados & Valsas”

Obtido em “http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Pereira_de_Oliveira”

Sem Respostas para “EXTRAÍDO DO SITE ELTHEATRO.COM”

Deixe sua Resposta